quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

[Exercícios]: fagocitose e os Pac Man das células

Tem dúvidas? Envia pra gente! Use os comentários ou fale conosco por aqui.

O Ary Junior enviou a seguinte pergunta sobre Citologia (e um pouco de Sistema Imunológico):

Com base nos processos de pinocitose e fagocitose, se o pigmento usado por um tatuador sofrer hidrólise pela ação de enzimas lisossomais, a mais provável consequência será:

a) A tatuagem não perderia nitidez, pois a tinta ficaria definitivamente no interior da célula fagocitária.
b) A tatuagem seria realçada pela difusão do pigmento no citoplasma celular.
c) A tatuagem não permaneceria na pele por muito tempo, pois o pigmento seria metabolizada pelos macrófagos.
d) A tatuagem não perderia nitidez, pois a tinta serviria de alimento para o macrófago, aumentando seu tempo de vida.
e) A tinta seria letal para o indivíduo tatuado.

Clique abaixo para conferir a resposta!

            A fim de respondê-la, é preciso entender que são os lisossomos. Pensou em lisossomo? Lembre de uma organela faminta para destruir tudo aquilo que encontrar. O lisossomo é uma vesícula, isto é, uma esfera delimitada por uma membrana plasmática. O que importa mesmo é que, no interior dessa organela, encontram-se várias enzimas hidrolíticas: São enzimas que atuam num pH muito ácido e que são responsáveis pela digestão de substâncias estranhas englobadas pela célula – em processos como esse, de fagocitose e pinocitose. O lisossomo, em resumo, é responsável pela digestão intracitoplasmática.

           
Processo de fagocitose
Fagocitose é uma palavra que vem do grego: "phagein" significa comer. E o nome é bem propício. Quando um macrófago, por exemplo, engloba uma bactéria por fagocitose, através da emissão de pseudópodes (prolongamentos citoplasmáticos), ocorre a formação de um vacúolo chamado de fagossomo. No interior desse fagossomo, está a bactéria englobada. O que ocorre depois é que os lisossomos aproximam-se do fagossomo e os dois se unem, virando uma vesícula só. E isso se chama um vacúolo digestivo, porque aquelas enzimas hidrolíticas irão metabolizar a bactéria. Mas esse processo não é letal. Algumas vezes, a fagocitose pode até mesmo absorver algumas partículas úteis.


            Desse modo, o que irá ocorrer é a destruição do pigmento. Ele será metabolizado pelos macrófagos, que são os principais fagocitadores do nosso corpo. O processo não é letal. Podemos supor que alguns catabólitos (resultados dessa digestão) serão aproveitados no interior da célula. O material não-digerível pode ficar retido no vacúolo (formando o chamado corpo residual) ou ser eliminado no meio extracelular. De qualquer forma, o processo não é letal. Assim, a resposta correta é a C.

Saiba mais: os Pac Man das células

Os macrófagos conseguem englobar microorganismos e outros agentes estranhos. Em seguida, os destroem -- e podem "dedurá-los" para os linfócitos
            Os macrófagos são chamados de "fagócitos profissionais". Trata-se da célula mais especializada nesse tipo de defesa: são capazes de emitir pseudópodes e são ricos em lisossomos. Eles reconhecem, fagocitam e digerem restos celulares, partículas inertes ou microorganismos. Como se fosse um Pac Man correndo atrás de tudo o que pode ser nocivo para o organismo.

                   Mas suas funções não param aí. Ele também atrai outras células de defesa. É como se fosse um "dedurador": depois de acabar com o inimigo (microorganismos), ele coleta alguns fragmentos deles.

            O objetivo é expor esses fragmentos (na sua membrana plasmática) para que os linfócitos os reconheçam. Esses fragmentos chamam-se antígeno. E nosso corpo é muito inteligente: se os linfócitos reconhecer tais antígenos, irá direcionar a criação de anticorpos. São proteínas específicas para a destruição dos antígenos. É um processo muito mais eficaz e específico que a digestão intracelular. Cada anticorpo irá atuar num antígeno específico, conseguindo neutralizá-lo, de modo a não causar danos ao corpo.

Um comentário:

  1. Uma ótima opcão para todos aqueles que procuram estudar medicina no exterior é estudar no Uruguai. A dos anos meu irmão está estudando medicina na universidade Claeh na cidade de Punta del Este http://goo.gl/ceFyat O curso é completo e você terá uma formacão integral com profesores altamente qualificados. Podem conferir o link, e qualqer dúvida podem me escrever

    ResponderExcluir